IMAGENS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA

Palavras-chave: Iniciação Científica Júnior, Educação Científica, imagens, concepção de si

Resumo

Este trabalho caracteriza e discute experiências consideradas marcantes por jovens cientistas que desenvolveram iniciação científica no ensino médio, a partir de fotografias, memórias e narrativas. Participaram quatorze interlocutores que desenvolveram iniciação científica júnior em diferentes contextos e de todas as regiões brasileiras. Por meio de um questionário e uma entrevista, foram provocados a refletir sobre experiências marcantes ao fazer pesquisa no ensino básico e compartilhar uma fotografia que as representasse. Foi realizada Análise Textual Discursiva das entrevistas, também discutidas à luz da memória coletiva e da etnografia da duração. Entre fotografias e narrativas sobre a pesquisa na escola, os interlocutores afirmam: “achei caminhos” (envolvendo pessoas, apoio, espaços e expansão de fronteiras), “fui e fiz” (atribuindo significados à trajetória), “me senti validado” (por meio de premiações ou por pessoas) e “me senti potente” (sentiu que importa, cumpriu um dever e redefiniu conceitos sobre si). Assim, o trabalho contribui para um mergulho em narrativas de jovens cientistas que geralmente não são conhecidas apenas a partir de registros fotográficos, o que pode apoiar a elaboração de processos de ensino e aprendizagem a partir de demandas e da constituição subjetiva dos educandos.

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Biografia do Autor

Mariana Ritter Rau, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGQVS/UFRGS). 

 

 

Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Doutora em Ciências (Bioquímica). Docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora 1A do CNPq e coordenadora dos Grupos de Pesquisa Enzitox em Enzimologia Toxicológica e GET (Grupo de Estudos Transdisciplinares).
Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Doutora em Antropologia Social. Docente e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRS) e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Trabalho.  

Referências

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Publicado
2024-12-14
Como Citar
Rau, M. R., Chitolina, M. R., & França, M. C. C. de C. (2024). IMAGENS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA. Imagens Da Educação , 14(4), 1-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i4.68553
Edição
Seção
Estudos de imagens