IMAGENS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA
Résumé
Este trabalho caracteriza e discute experiências consideradas marcantes por jovens cientistas que desenvolveram iniciação científica no ensino médio, a partir de fotografias, memórias e narrativas. Participaram quatorze interlocutores que desenvolveram iniciação científica júnior em diferentes contextos e de todas as regiões brasileiras. Por meio de um questionário e uma entrevista, foram provocados a refletir sobre experiências marcantes ao fazer pesquisa no ensino básico e compartilhar uma fotografia que as representasse. Foi realizada Análise Textual Discursiva das entrevistas, também discutidas à luz da memória coletiva e da etnografia da duração. Entre fotografias e narrativas sobre a pesquisa na escola, os interlocutores afirmam: “achei caminhos” (envolvendo pessoas, apoio, espaços e expansão de fronteiras), “fui e fiz” (atribuindo significados à trajetória), “me senti validado” (por meio de premiações ou por pessoas) e “me senti potente” (sentiu que importa, cumpriu um dever e redefiniu conceitos sobre si). Assim, o trabalho contribui para um mergulho em narrativas de jovens cientistas que geralmente não são conhecidas apenas a partir de registros fotográficos, o que pode apoiar a elaboração de processos de ensino e aprendizagem a partir de demandas e da constituição subjetiva dos educandos.
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