O DESENHO E SUAS MANIFESTAÇÕES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

ATIVIDADES REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil; Artes Visuais; Desenho, Covid-19.

Resumo

A aprendizagem autorregulada (AA) é um construto multifatorial importante para o sucesso acadêmico. Os professores têm papel fundamental na sua promoção entre estudantes, porém enfrentam muitos desafios associados, tanto à sua formação, como à sua qualidade de vida (QV). A QV refere-se à percepção do indivíduo sobre aspectos de sua vida e envolve, entre outros aspectos, saúde física e psicológica, independência, relações sociais e meio ambiente. Poucos estudos relacionam variáveis da AA e da QV na formação de professores. Assim, este artigo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das pesquisas que investigaram variáveis da AA e da QV em estudantes de cursos de Licenciatura ou de outros cursos do Ensino Superior, publicadas entre 2018 e 2022. Após buscas em nove bases de dados e aplicação dos critérios de seleção, 10 trabalhos foram selecionados. Os resultados foram descritos, seguindo as diretrizes do PRISMA. A revisão revelou diversas abordagens metodológicas nos artigos, destacando a importância da autoeficácia, apoio social, bem-estar, motivação e estratégias autorregulatórias na experiência acadêmica positiva de estudantes universitários. Encontrou-se apenas um estudo com estudantes brasileiros no recorte desta revisão. Conclui-se pela necessidade de mais pesquisas sobre o tema, especialmente com estudantes em cursos de formação de professores.

hadas às crianças, sobretudo na prática do desenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Ridão Ribeiro de Paula, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

Referências
AUTOR1. AUTORA2. Arte na Educação Infantil: bebês brincando aprendendo com recursos didáticos-brinquedos. In. DICKMANN, Ivânio (Org.) Educar é um ato de amor. Veranópolis, 2020, p. 187-204.
AUTOR1. LACERDA, Eva. TERUYA, Teresa Kazuko. “Eu não sei desenhar”: Questionando dons e outras habilidades supostamente excepcionais presentes no ensino de Arte. Imagens da Educação, Maringá, v.8, n.1, 2018.
BORRE, Luciana. As Imagens que Invadem as Salas de Aula: reflexões sobre cultura visual. Aparecida, SP: Idéias Et Letras, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília, 2018. Disponível em: .
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Crianças, coleções e Arte Contemporânea na pré-escola. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (org.). Arte Contemporânea e docência com crianças: inventários educativos. Porto Alegre: Zouk, 2021, p. 43-64.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
CUNHA, Susana Rangel Vieira. Uma arte do nosso tempo para as crianças de hoje. In. CUNHA, Susana Rangel Vieira; CARVALHO, Rodrigo Saballa de (org.). Arte Contemporânea e Educação Infantil: crianças observando, descobrindo e criando, 1. ed. Porto Alegre: Mediação. 2017, p. 9-26.
IAVELBERG, Rosa. Desenho na Educação Infantil. Editora Melhoramentos, São Paulo, 2013.
MARINGÁ. Currículo da Educação Municipal de Maringá: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação de Maringá, Maringá, 2019.
MOREIRA, Ana Angélica Albano. Espaço do Desenho: A educação do Educador. São Paulo. Edições Loyola, 2008.
ROCHA, Thalia Mendes. AUTOR1. Amassar, riscar e mover (-se): proposições para aproximar a arte contemporânea das crianças na Educação Infantil. Olhar de professor, Ponta Grossa, 2021, v. 24, p. 1-21, 2 jul. 2021.
Publicado
2024-12-14
Como Citar
Paula, R. R. R. de, & Baliscei, J. P. (2024). O DESENHO E SUAS MANIFESTAÇÕES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Imagens Da Educação , 14(4), 179-199. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i4.69663
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores