O USO DOS REGISTROS AUDIOVISUAIS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DA INFÂNCIA/CRECHE
CONTRIBUIÇÕES DOCENTES
Resumo
Esta pesquisa tem como temática a organização do trabalho pedagógico e o uso dos registros audiovisuais na escola da infância/creche. Tem como objetivo compreender as relações entre a organização do trabalho pedagógico e a potencialidade dos registros audiovisuais. Os sujeitos participantes do estudo foram seis professoras da etapa creche da Rede Pública de Ensino Municipal de Santa Maria/RS. Optamos por professoras de Berçário e Maternal (de zero a três anos), pois o foco da pesquisa era refletir acerca do trabalho pedagógico na escola da infância/creche. A metodologia está assentada na pesquisa qualitativa com abordagem narrativa sociocultural, a partir dos estudos de Bolzan (2001, 2002, 2006, 2019), alicerçados nas pesquisas de Vygotski (1994, 2007) e Bakhtin (1995, 2010) dentre outros. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas narrativas e rodas de conversas virtuais, a partir de tópicos guia (Bolzan, 2019). O processo interpretativo apresentado caracterizou-se pela categoria aprendizagem de ser professor para infância que se desdobrou em duas dimensões: docência e trabalho pedagógico. Como elemento transversal desse processo temos os contextos emergentes. O produto da pesquisa foi a construção de um roteiro com pautas/elementos de observações, com as participantes colaboradoras, para reflexão acerca do trabalho pedagógico no cotidiano da creche. Para tanto, destaca-se a relevância dos registros audiovisuais como disparadores dos processos de reflexão docente no período pandêmico e pós-pandêmico.
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