ESTRATÉGIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA: DAS IMPOSSIBILIDADES ÀS POSSIBILIDADES
Resumo
Esta chamada temática tem o objetivo de unir artigos que reflitam sobre as questões de iniciação à docência na pandemia da covid-19, em um movimento de resistência e sobrevivência da escola, do professor e do futuro professor, tanto sobre as impossibilidades quanto sobre as possibilidades que foram efetuadas na prática. Nele apresentamos artigos sobre os diversos programas e as estratégias que utilizaram para se adaptar às novas imposições apresentadas pela pandemia. Os programas analisados foram o PIBID, PRP, Teacher Residence, PID e a Iniciação na Docência em si. Podemos concluir, com os artigos apresentados, que as dificuldades foram muitas, mas várias possibilidades surgiram em meio às reflexões de formação inicial e continuada docente, práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras que beneficiaram não só os discentes/docentes em formação inicial, mas também os docentes das escolas básicas e os seus respectivos discentes, em uma parceria entre universidade e escola, na relação entre docência e discência, em uma verdadeira formação teórico-prática. Assim, acreditamos que esta chamada temática possa contribuir com as reflexões sobre as várias formas de formação e práticas pedagógicas, não só no contexto da pandemia, mas na produção de estratégias inovadoras que possam ser desenvolvidas em todos os contextos educacionais.
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Referências
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