ESTRATÉGIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA: DAS IMPOSSIBILIDADES ÀS POSSIBILIDADES

Palavras-chave: Iniciação à docência; Formação inicial docente; PIBID; Programa Residência Pedagógica; Estágio supervisionado.

Resumo

Esta chamada temática tem o objetivo de unir artigos que reflitam sobre as questões de iniciação à docência na pandemia da covid-19, em um movimento de resistência e sobrevivência da escola, do professor e do futuro professor, tanto sobre as impossibilidades quanto sobre as possibilidades que foram efetuadas na prática. Nele apresentamos artigos sobre os diversos programas e as estratégias que utilizaram para se adaptar às novas imposições apresentadas pela pandemia. Os programas analisados foram o PIBID, PRP, Teacher Residence, PID e a Iniciação na Docência em si. Podemos concluir, com os artigos apresentados, que as dificuldades foram muitas, mas várias possibilidades surgiram em meio às reflexões de formação inicial e continuada docente, práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras que beneficiaram não só os discentes/docentes em formação inicial, mas também os docentes das escolas básicas e os seus respectivos discentes, em uma parceria entre universidade e escola, na relação entre docência e discência, em uma verdadeira formação teórico-prática. Assim, acreditamos que esta chamada temática possa contribuir com as reflexões sobre as várias formas de formação e práticas pedagógicas, não só no contexto da pandemia, mas na produção de estratégias inovadoras que possam ser desenvolvidas em todos os contextos educacionais.

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Biografia do Autor

Amanda Oliveira Rabelo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (UA). Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do PPGEDUC/UFRRJ e do PPG Ensino/UFF.

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU-UFF-FEUFF-M/D). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador de área do Subprojeto do PIBID de Matemática da UFF (2022 - 2024).

Georgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS e GPINFEE (Líder). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn-UFF-INFES).

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Publicado
2024-10-02
Como Citar
Rabelo, A. O., Souza, F. dos S., & Gomes, G. R. R. (2024). ESTRATÉGIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA: DAS IMPOSSIBILIDADES ÀS POSSIBILIDADES. Imagens Da Educação , 14(3), 1-13. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i3.73174