ESTRATÉGIAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA PANDEMIA: DAS IMPOSSIBILIDADES ÀS POSSIBILIDADES
Abstract
Esta chamada temática tem o objetivo de unir artigos que reflitam sobre as questões de iniciação à docência na pandemia da covid-19, em um movimento de resistência e sobrevivência da escola, do professor e do futuro professor, tanto sobre as impossibilidades quanto sobre as possibilidades que foram efetuadas na prática. Nele apresentamos artigos sobre os diversos programas e as estratégias que utilizaram para se adaptar às novas imposições apresentadas pela pandemia. Os programas analisados foram o PIBID, PRP, Teacher Residence, PID e a Iniciação na Docência em si. Podemos concluir, com os artigos apresentados, que as dificuldades foram muitas, mas várias possibilidades surgiram em meio às reflexões de formação inicial e continuada docente, práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras que beneficiaram não só os discentes/docentes em formação inicial, mas também os docentes das escolas básicas e os seus respectivos discentes, em uma parceria entre universidade e escola, na relação entre docência e discência, em uma verdadeira formação teórico-prática. Assim, acreditamos que esta chamada temática possa contribuir com as reflexões sobre as várias formas de formação e práticas pedagógicas, não só no contexto da pandemia, mas na produção de estratégias inovadoras que possam ser desenvolvidas em todos os contextos educacionais.
Downloads
References
Brasil (2018). Programa de Residência Pedagógica. Capes: Brasília. Recuperado de: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 24/05/2018.
Faria, J. B., & Diniz-Pereira, J. E. (2019). Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, 28, 333-356.
Farias, I. M. S. de, & Rocha, C. C. T. (2013). PIBID: uma política de formação docente inovadora? Revista Cocar, 6(11), 41–50. Recuperado de: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/212.
Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364. Recuperado de: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123.
Nóvoa, A. (1995). Os professores e as histórias de suas vidas. In A. Nóvoa (Org.). Vidas de professores (pp. 11-30). Porto/Portugal: Porto Editora.
Nóvoa, A. (2017a). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133.
Nóvoa, A. (2017b). Precisamos colocar o foco na formação profissional dos professores. Entrevista concedida ao Instituto Claro. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=KqopJQO3K0E. Publicada em 24 de mai. de 2017.
Nóvoa, A. (2017c). Formação de professores e residência docente. Entrevista concedida em 14 de agosto de 2017 nas dependências do PPGE-UFRJ.
Nóvoa, A., & Alvim, Y. C. (2021). Covid-19 e o fim da educação 1870 – 1920 – 1970 – 2020. Revista História da Educação (Online), 25, 1-19.
Rabelo, A. O., & Monteiro, A. M. (2019). Apresentação da seção temática: Indução profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente. Currículo Sem Fronteiras, 19, 5-22.
Rabelo, A. O. (2024). Curso “inducente”: efetivando e analisando um projeto de indução profissional docente no Rio de Janeiro/Brasil. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). 18, e6429018. https://doi.org/10.14244/198271996429.
Souza, D. G., Miranda, J. C., & Souza, F. S. (2019). O papel do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação de professores: com a palavra, os licenciandos. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 9, 4-18.
Souza, D. G., & Miranda, J. C. (2020). Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), 4(11), 81-89. Recuperado de: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38.
Souza, D. G., Miranda, J. C., & Souza, F. S. (2020). Impactos positivos e negativos do Subprojeto PIBID Ciências Naturais na formação docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 25, 205-2019.
Souza, F. S. (2016). Política Nacional de Formação de Professores: Análise da Implementação do PIBID de Matemática pela Universidade Federal Fluminense no período de 2009 – 2013. (Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói).
Souza, G., & Soares, M. (2019). Contrarreformas e Recuo Civilizatório: Um Breve Balanço Do Governo Temer. SER Social, 21(44), 11–28. https://doi.org/10.26512/ser_social.v21i44.23478.
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).