REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O cenário tecnológico e cultural contemporâneo tem inaugurado métodos inovadores de promover a saúde, como a criação de espaços para compartilhar experiências e refletir sobre as práticas, e o desenvolvimento de estruturas para a formação contínua dos profissionais de saúde. Além disso, tem dado oportunidade para atividades que já existiam, tais como: o ensino, a disseminação do conhecimento e a avaliação das práticas em saúde. Por meio da interação inteligente das redes sociais na educação em saúde é possível acompanhar o rápido avanço da medicina e das práticas de saúde. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é identificar na literatura, através de uma revisão integrativa, como as redes sociais podem contribuir para a formação do profissional da saúde. A busca ocorreu nas bases de dados Medline (PubMed), EMBASE (Elsevier), e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), totalizando ao final da busca 07 artigos para análise e construção do artigo. Ao analisar diversos estudos, fica evidente que as redes sociais oferecem oportunidades significativas para promover a interação entre os estudantes e profissionais de saúde, estimulando o compartilhamento de informações, o debate de casos clínicos, o acesso a conteúdo educativos e o engajamento em comunidades de prática.
Downloads
Metrics
Referências
Alencar, G. A., Moura, M. R., & Bitencourt, R. B. (2013). Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: O que dizem os professores e alunos do IF Sertão-PE. Educação, Formação & Tecnologias, 6(1), 86-93.
American Association of School Librarians/Association for Educational Communications and Technology. (1998). Information power: Building partnerships for learning. Chicago: Author.
Bernardes, V. P., et al. (2019). Facebook® como ferramenta pedagógica em saúde coletiva: Integrando formação médica e educação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 43(1), Supl. 1, 652-661.
Bueno, M. B. T., Bueno, M. M., & Moreira, M. I. G. (2021). O uso de tecnologias digitais e mídias sociais por profissionais da saúde no período da pandemia da COVID-19. Revista Thema, 20, 181–200. https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.181-200.1866
Boyd, D. (2014). It's complicated: The social life of networked teens. Yale University Press. Psicologia em Revista, 20(3), 624-627.
Cardoso, S. C. A. (2011). As redes sociais online, os jovens e a cidadania. [Master’s thesis, ISCTE-IUL]. Disponível em http://hdl.handle.net/10071/2011
Cassidy, J. D., Mullen, J. T., Gee, D. W., Joshi, A. R. T., Klingensmith, M. E., Petrusa, E., & Phitayakorn, R. (2020). #SurgEdVidz: Using social media to create a supplemental video-based surgery didactic curriculum. Journal of Surgical Research, 256, 680-686. https://doi.org/10.1016/j.jss.2020.04.004
Curran, V., Matthews, L., Fleet, L., Simmons, K., Gustafson, D. L., & Wetsch, L. (2017). A review of digital, social, and mobile technologies in health professional education. Journal of Continuing Education in the Health Professions, 37(3), 195-206. https://doi.org/10.1097/CEH.0000000000000168
Da Costa, M. A. S., et al. (2021). Integrando as redes sociais à comunicação científica na odontologia: Relato de caso. Revista Científica do CRO-RJ, 6(1), January - April. https://doi.org/10.29327/244963.6.1-8
Davis, K. (2015). Teachers’ perceptions of Twitter for professional development. Disability and Rehabilitation, 37(17), 1551-1558. https://doi.org/10.3109/09638288.2015.1052576
Dogoriti, E., Pange, J., & Anderson, G. S. (2014). The use of social networking and learning management systems in English language teaching in higher education. Campus-Wide Information Systems, 31(4), 254–263.
Franzca, R. H., Kjaer, C., Cheney, A. C., Naumovski, S., & Straw, B. L. (2019). Social network analysis of a simulation community. Simulation in Healthcare, 14(2), 71-76. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000344
Grizzle, A., Moore, P., Dezuanni, M., Asthana, S., Wilson, C., Banda, F., & Onumah, C. (2016). Alfabetização midiática e informacional: Diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO.
Khatoon, B., Hill, K. B., & Walmsley, A. D. (2015). Mensagens instantâneas na educação odontológica. Revista de Educação Odontológica, 79(12), 1471-1478.
Li, X., Gray, K., Chang, S., Elliott, K., & Barnett, S. (2014). A conceptual model for analysing informal learning in online social networks for health professionals. Studies in Health Technology and Informatics, 204, 80-85.
Marko, K. I., Ganju, N., Krapf, J. M., Gaba, N. D., Brown, J. A., Benham, J. J., et al. (2019). Um aplicativo móvel de atendimento pré-natal para reduzir consultas presenciais: Estudo prospectivo controlado. JMIR mHealth and uHealth, 7(5), e10520. https://doi.org/10.2196/10520
Merhy, E. E. (2002). Saúde: A cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec.
Nascimento, L., & Garcia, L. (2014). Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no ensino de biologia. RENOTE, 12(1).
Nardi, A. V., Terra, E. A., Wenzel, M. C., & Cerutti, V. D. (2014). A influência do entretenimento no comportamento dos jovens. Revista Eletrônica, 5. Disponível em https://www.redeicm.org.br/revista/wpcontent/uploads/sites/36/2019/06/a2_entretenimento.pdf
Oliveira, R., et al. (2017). O uso de mídias sociais como ferramentas de auxílio aos estudos por alunos de uma instituição de ensino superior privada. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 3(2), 55-66.
Rankins, S. I. (2018). Potências do ciberespaSUS: Redes sociais como dispositivos de políticas públicas de saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 23(10). https://doi.org/10.1590/1413-812320182310.14082018
Saqr, M., Nouri, J., Vartiainen, H., et al. (2020). O que torna um grupo online baseado em problemas bem-sucedido? Um estudo de análise de aprendizagem usando análise de redes sociais. BMC Medical Education, 20, 80. https://doi.org/10.1186/s12909-020-01997-7
Stein, C. D., Eisenberg, E. S., O'Donnell, J. A., & Spallek, H. (2014). What dental educators need to understand about emerging technologies to incorporate them effectively into the educational process. Journal of Dental Education, 78(4), 520-529.
Viju, M. J. (n.d.). The role of web technologies and social media at higher education level in India. International Journal of English Language, Literature and Humanities.
Copyright (c) 2025 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).
Funding data
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Grant numbers 23002018007P6