O CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

POSSIBILIDADES DE RE-EXISTÊNCIA À OFENSIVA ANTIGÊNERO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Palavras-chave: Ensino Médio, Currículo Referência de Minas Gerais, resistência, gênero

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio, com foco nas questões de gênero. A análise, documental e bibliográfica, foi realizada com base nos documentos curriculares do Ensino Médio: a BNCC e o CRMG. A partir dos estudos pós-críticos do currículo e de gênero, argumentamos que, apesar das intensas disputas, tensões e imposições promovidas no momento da elaboração e posterior homologação da BNCC do Ensino Médio, especialmente com a exclusão das discussões de gênero no currículo nacional, resistências foram organizadas, possibilitando a inclusão do debate sobre gênero por meio das políticas curriculares em Minas Gerais. Defendemos que o currículo é um espaço contestado e que pode, também, funcionar como um mecanismo de resistência.

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Biografia do Autor

Carolina Giovannetti, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Shirlei Sales, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós-doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign, USA. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2025-06-24
Como Citar
Giovannetti, C., & Sales, S. (2025). O CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Imagens Da Educação , 15(2), 184-211. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i2.74908