<b>Saber del cuerpo y gobierno de la población: higiene experimental, enseñanza y medicina social en la Universidad de la República del novecientos</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18524
Abstract
O presente texto é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre a presença do Corpo no discurso da tradição universitária uruguaia. Os antecedentes apontam elementos do positivismo, empirismo e pragmatismo na questão do corpo desde o ponto de vista do ensino e da pesquisa na Universidad de la República do novecentos. Identifica-se uma chave institucional fundamental: a criação da Facultad de Medicina em 1876 e o conjunto de laboratórios derivados daquele impulso. Mas alguns investimentos vão além do laboratório; nessas apostas se desdobram noções muito caras à política, onde se destaca a medicina social. Nesse cenário, ciência e governo do corpo fizeram diálogos em que a saúde da população como preocupação governamental tem ancoragem pedagógica: os saberes da medicina, eminentemente práticos, experimentais, se traduzem no imperativo da educação do corpo y do exercício ginástico.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).