<b>Saber del cuerpo y gobierno de la población: higiene experimental, enseñanza y medicina social en la Universidad de la República del novecientos</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18524

  • Raumar Rodríguez Giménez

Resumen

O presente texto é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre a presença do Corpo no discurso da tradição universitária uruguaia. Os antecedentes apontam elementos do positivismo, empirismo e pragmatismo na questão do corpo desde o ponto de vista do ensino e da pesquisa na Universidad de la República do novecentos. Identifica-se uma chave institucional fundamental: a criação da Facultad de Medicina em 1876 e o conjunto de laboratórios derivados daquele impulso. Mas alguns investimentos vão além do laboratório; nessas apostas se desdobram noções muito caras à política, onde se destaca a medicina social. Nesse cenário, ciência e governo do corpo fizeram diálogos em que a saúde da população como preocupação governamental tem ancoragem pedagógica: os saberes da medicina, eminentemente práticos, experimentais, se traduzem no imperativo da educação do corpo y do exercício ginástico.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Raumar Rodríguez Giménez
Profesor Adjunto del Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales (ISEF-UdelaR) y Asistente del Departamento de Pedagogía, Política y Sociedad (FHCE-UdelaR).
Publicado
2012-10-16
Cómo citar
Giménez, R. R. (2012). <b>Saber del cuerpo y gobierno de la población: higiene experimental, enseñanza y medicina social en la Universidad de la República del novecientos</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i3.18524. Imagens Da Educação , 2(3), 11-17. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i3.18524
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação