<b>Redefinição da Educação e da formação profissional em um contexto de mudanças: o discurso das competências no marco da formação permanente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19778
Abstract
Baixo a denominação de “Sociedade do Conhecimento” que caracteriza as nossas sociedades, se redefinem constantemente as características dos trabalhadores encaminhadas a responder aos perfis profissionais demandados pelas necessidades do sistema produtivo e, como consequência, requerem repensar a formação e a preparação dos mesmos.
Diante deste panorama, os sistemas europeus de educação e formação profissional estão submersos num processo de reformas para poder responder aos desafios propostos pelo tratado de Lisboa e para conseguir que a União Europeia se transforme na sociedade do conhecimento mais competitiva do mundo. Nesse sentido se propõe que as reformas realizadas em nível nacional sigam em uma mesma direção para que se alcancem objetivos comuns e, com esta finalidade, se desenhou o Método Aberto de Coordenação (MAC).
Um conceito fundamental da atual política educativa europeia é o de “aprendizagem ao longo da vida” que, conjuntamente ao de “competências profissionais”, se transformará no conceito protagonista do discurso político no que se refere à educação e formação profissional para a União Europeia.
Este artigo aprofunda a reflexão sobre as consequências de todas essas questões sobre o ensino profissionalizante, o qual está passando por uma serie de mudanças e reconfigurações para atender a todas estas demandas.
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