<b>Redefinição da Educação e da formação profissional em um contexto de mudanças: o discurso das competências no marco da formação permanente</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19778

  • Rocío Lorente-García Universidad de Granada
  • Ariadne Runte-Geidel Universidad de Jaén

Resumen

Baixo a denominação de “Sociedade do Conhecimento” que caracteriza as nossas sociedades, se redefinem constantemente as características dos trabalhadores encaminhadas a responder aos perfis profissionais demandados pelas necessidades do sistema produtivo e, como consequência, requerem repensar a formação e a preparação dos mesmos.

Diante deste panorama, os sistemas europeus de educação e formação profissional estão submersos num processo de reformas para poder responder aos desafios propostos pelo tratado de Lisboa e para conseguir que a União Europeia se transforme na sociedade do conhecimento mais competitiva do mundo. Nesse sentido se propõe que as reformas realizadas em nível nacional sigam em uma mesma direção para que se alcancem objetivos comuns e, com esta finalidade, se desenhou o Método Aberto de Coordenação (MAC).

Um conceito fundamental da atual política educativa europeia é o de “aprendizagem ao longo da vida” que, conjuntamente ao de “competências profissionais”, se transformará no conceito protagonista do discurso político no que se refere à educação e formação profissional para a União Europeia.

Este artigo aprofunda a reflexão sobre as consequências de todas essas questões sobre o ensino profissionalizante, o qual está passando por uma serie de mudanças e reconfigurações para atender a todas estas demandas.

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Biografía del autor/a

Rocío Lorente-García, Universidad de Granada

Licenciada y Doctora en Pedagogía por la Universidad de Granada. Es miembro del grupo de Investigación Políticas y Reformas Educativas (HUM 308) desde que en 2006 se incorporó al mismo como becaria predoctoral adscrita al Proyecto de Excelencia de la Junta de Andalucía “Articulación de políticas públicas en la formación profesional específica a través del diseño de competencias”. Durante al período 2006-2010, profesora e investigadora en formación en el Departamento de Pedagogía de la misma Universidad.

Ariadne Runte-Geidel, Universidad de Jaén
Licenciada en Pedagogía por la Pontificai Universidade Católica do Rio Grande do Sul en 1986 y en Pedagogía por la Universidad de Granada en 2009. Doctora por la Universidad de Granada donde desarrolla pare de sus actividades investigadoras, junto al Grupo de Investigación "Políticas y Reformas educativas". Asismismo, ejerce como docente en el área de Teoría e Historia de la Educación en el departamento de Pedagogía de la Universidad de Jaén.
Publicado
2013-03-14
Cómo citar
Lorente-García, R., & Runte-Geidel, A. (2013). <b>Redefinição da Educação e da formação profissional em um contexto de mudanças: o discurso das competências no marco da formação permanente</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19778. Imagens Da Educação , 3(1), 59-71. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19778
Sección
Políticas Públicas