<b>Messianismo, Escatologia e Pedagogia cristã na crônica de D. João I, de Fernão Lopes</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19786
Abstract
A sociedade feudal europeia construiu durante séculos, imagens messiânicas e escatológicas relacionadas a figuras de destaque. Durante boa parte das tentativas de encontrar aquele que seria o “salvador” em uma estrutura social repleta de contrastes, os reis foram os escolhidos para carregarem os títulos de guardiões das máximas e preceitos cristãos. Assim, inferimos a Revolução de Avis, momento crucial da história portuguesa e que dá início a uma nova dinastia no reino. Esta, fundada pelo monarca D. João I, elaborou um forte discurso legitimador a partir da literatura, festas públicas, teatro e especialmente com a contratação de cronistas oficiais para escreverem a memória do reino português. Diante de tais aspectos, nota-se em especial a Crônica de D. João I, - escrita pelo cronista Fernão Lopes - onde expectativas messiânicas e escatológicas imbricam-se para o início dos chamados “novos tempos”. O monarca D. João I torna-se, segundo o cronista, o “Mexias de Lisboa” e o inaugurador da Sétima Idade no reino português. Eleito pela vontade divina e aclamação popular, o novo rei teve como primeira tarefa a defesa de Portugal contra D. Juan de Castela, representado na crônica como o “Anticristo”. Esta pesquisa intenciona construir o percurso do rei a partir da análise das obras de Fernão Lopes e distinguir de que maneira o discurso messiânico foi colocado em prática para a consolidação de uma “nova era” e para a produção do passado português.Downloads
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