<b>Messianismo, Escatologia e Pedagogia cristã na crônica de D. João I, de Fernão Lopes</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19786
Resumen
A sociedade feudal europeia construiu durante séculos, imagens messiânicas e escatológicas relacionadas a figuras de destaque. Durante boa parte das tentativas de encontrar aquele que seria o “salvador” em uma estrutura social repleta de contrastes, os reis foram os escolhidos para carregarem os títulos de guardiões das máximas e preceitos cristãos. Assim, inferimos a Revolução de Avis, momento crucial da história portuguesa e que dá início a uma nova dinastia no reino. Esta, fundada pelo monarca D. João I, elaborou um forte discurso legitimador a partir da literatura, festas públicas, teatro e especialmente com a contratação de cronistas oficiais para escreverem a memória do reino português. Diante de tais aspectos, nota-se em especial a Crônica de D. João I, - escrita pelo cronista Fernão Lopes - onde expectativas messiânicas e escatológicas imbricam-se para o início dos chamados “novos tempos”. O monarca D. João I torna-se, segundo o cronista, o “Mexias de Lisboa” e o inaugurador da Sétima Idade no reino português. Eleito pela vontade divina e aclamação popular, o novo rei teve como primeira tarefa a defesa de Portugal contra D. Juan de Castela, representado na crônica como o “Anticristo”. Esta pesquisa intenciona construir o percurso do rei a partir da análise das obras de Fernão Lopes e distinguir de que maneira o discurso messiânico foi colocado em prática para a consolidação de uma “nova era” e para a produção do passado português.Descargas
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Publicado
2013-03-14
Cómo citar
Zierer, A. M. de S., & Ribeiro, J. N. L. (2013). <b>Messianismo, Escatologia e Pedagogia cristã na crônica de D. João I, de Fernão Lopes</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i1.19786. Imagens Da Educação , 3(1), 31-44. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i1.19786
Número
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).