<b>Inclusão e identidade: concepções de alunos cegos sobre os contextos de aprendizagem escolar </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20170
Abstract
RESUMO: O relato de pesquisa busca, através de análises teóricas e práticas, instigar reflexões no que concerne à inclusão sob a perspectiva do SER e ESTAR de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares. Assim, a partir das interpretações de Jovens e Adultos com história de deficiência visual sobre as situações e contextos de aprendizagem buscou-se analisar como os jovens e adultos constituíam-se sujeitos. Foi baseado em pesquisa qualitativa, entendendo a educação como um fenômeno social cujas contradições e possibilidades só pode ser desveladas nos contextos reais em que ocorrem. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizadas a entrevista semi estruturada e a observação assistemática nas salas, onde se encontravam matriculados seis jovens e adultos com deficiência visual em turmas dos anos finais de Ensino Fundamental Médio da EJA. Os resultados encontrados denunciam o espaço de exclusão – marcado pela dicotomia do SER e do ESTAR e apontam para a necessidade de se reconhecê-los como sujeitos no mundo e para o mundo, com plenas capacidades para aprender, participar e interagir. Além disso, ficou em destaque a necessidade que o professor tem em buscar conhecimentos sobre as especificidades de aprendizagem da pessoa com deficiência.
Palavras-chave: Ser; Estar; Aprender; Interagir.
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