<b>O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20265

  • Jaqueline de Morais Costa Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE UTFPR
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro UTFPR

Abstract

O objetivo do presente artigo é discutir sobre o emprego de temas geradores como uma proposta de método de ensino. Pretende-se apresentar um estudo teórico sobre contexto histórico que deu origem a proposta do ensino por meio de temas geradores, seus pressupostos e diferenciais para a educação. Tendo como base teórica principal o autor Paulo Freire, é possível reconhecer em sua proposta de educação, inicialmente pensada para a formação de adultos, a aplicabilidade para o ensino regular, independentemente da etapa da escolarização. Verificou-se que como benefícios para a prática escolar, o emprego de temas geradores possibilita um ensino mais significativo, a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico do educando, além da aproximação entre professor e aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline de Morais Costa, Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE UTFPR
Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Estudos e Pós-Graduação - ESAP. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Atualmente é Coordenadora Geral de Gestão Acadêmica do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, matemática para anos iniciais do ensino fundamental, professor-pesquisador.
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, UTFPR
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2005). Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
Published
2013-06-13
How to Cite
Costa, J. de M., & Pinheiro, N. A. M. (2013). <b>O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20265. Imagens Da Educação , 3(2), 37-44. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20265
Section
Teaching and Learning