<b>A escrita de sinais no Brasil sob olhar da comunidade acadêmica </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20762

  • Simone Simone Ayumi Ueta de Souza Campos rede privada de ensino
  • Tania dos Santos Alvarez da Silva UEM

Abstract

A aquisição e domínio da linguagem escrita por crianças surdas, usuárias da Língua de Sinais, tem sido apontada como um dos grandes desafios do bilinguismo. Sabe-se que, o surdo enfrenta inúmeros problemas no processo de apropriação da escrita, decorrentes da desconexão entre a língua espaço-visual e a escrita alfabética, fundamentada na via oral-auditiva. Na busca pela superação de tais dificuldades, a proposta de um sistema de escrita que valorize o aspecto visual, sistema signwriting, tem se firmado não apenas como a escrita própria de LIBRAS, mas principalmente como subsídio para o aluno surdo alcançar a destreza aspirada na escrita alfabética. Nesse sentido, a pesquisa prevê o levantamento e a análise de produções científicas relacionadas ao sistema signwriting, após a publicação do “Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira” em 2001, no intuito de constatar se houve ou não crescimento e aprofundamento dos estudos referentes a esse fenômeno que pode marcar, definitivamente, a cultura da comunidade surda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone Simone Ayumi Ueta de Souza Campos, rede privada de ensino
professora da educação básica  da rede privada em Maringá - PR
Tania dos Santos Alvarez da Silva, UEM
Professora do DTP/UEM. Área de Psicologia da Educação. Áreas de pesquisa: 1- educação especial com ênfase em educação de surdos. 2. educação infantil
Published
2013-06-13
How to Cite
Campos, S. S. A. U. de S., & Silva, T. dos S. A. da. (2013). <b>A escrita de sinais no Brasil sob olhar da comunidade acadêmica </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20762. Imagens Da Educação , 3(2), 54-61. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20762
Section
Teaching and Learning