A infância e a sociedade do consumo: indústria cultural e imaginário infantil

  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline Delgado Paschoal Universidade Estadual de Londrina

Abstract

Este artigo tem o propósito de analisar e refletir sobre os impactos da Indústria Cultural e do consumo na infância, fatores que trazem como consequência a expropriação do pensamento criativo e inventivo de crianças em situações lúdicas. A reflexão se fundamenta em autores como Adorno, Horkheimer, Marcuse e Vygotsky. No primeiro momento serão apresentadas considerações sobre os impactos da Indústria Cultural e do consumo na vida do indivíduo, especificamente na vida da criança e o processo de adaptação de todos aos padrões sociais. No segundo momento, esses impactos serão evidenciados no processo de formação do pensamento infantil mediante o brincar industrializado e suas características nesse novo tempo social. No terceiro momento, são apresentadas  as reflexões sobre possíveis caminhos de resistência ao que está posto pela lógica do consumo, tendo como estratégia a valorização do pensamento criativo e inventivo de crianças pelo brincar de faz de conta proposto por Vygotsky.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Londrina (1999), especialização em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina e Vice Coordenadora do Curso de Pós Graduação - Especialização em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, didática e metodologia de ensino, infância e ludicidade, ensino e aprendizagem na teoria histórico-cultural. Tem experiência na área de Gestão Escolar e Organização do trabalho pedagógico. Ministra disciplinas em cursos de Pós Graduação na área de Educação, Formação de Professores e, atua com ministração de cursos referentes à formação de professores da educação infantil. É autora de capítulos de livros, revistas e periódicos.
Published
2015-03-04
How to Cite
Furlan de Oliveira, M. R., & Paschoal, J. D. (2015). A infância e a sociedade do consumo: indústria cultural e imaginário infantil. Imagens Da Educação , 5(1), 5-15. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i1.23531
Section
Teaching and Learning