A infância e a sociedade do consumo: indústria cultural e imaginário infantil
Resumo
Este artigo tem o propósito de analisar e refletir sobre os impactos da Indústria Cultural e do consumo na infância, fatores que trazem como consequência a expropriação do pensamento criativo e inventivo de crianças em situações lúdicas. A reflexão se fundamenta em autores como Adorno, Horkheimer, Marcuse e Vygotsky. No primeiro momento serão apresentadas considerações sobre os impactos da Indústria Cultural e do consumo na vida do indivíduo, especificamente na vida da criança e o processo de adaptação de todos aos padrões sociais. No segundo momento, esses impactos serão evidenciados no processo de formação do pensamento infantil mediante o brincar industrializado e suas características nesse novo tempo social. No terceiro momento, são apresentadas as reflexões sobre possíveis caminhos de resistência ao que está posto pela lógica do consumo, tendo como estratégia a valorização do pensamento criativo e inventivo de crianças pelo brincar de faz de conta proposto por Vygotsky.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).