Atendimento educacional especializado no contexto da educação básica em salas de recursos multifuncionais

  • Bárbara Muller Silva Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Dorcely Isabel Bellanda Garcia Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Nerli Nonato Ribeiro Mori Universidade Estudual de Maringá - Uem

Abstract

Este texto foi desenvolvido mediante estudos teóricos e tem como objetivo demonstrar os encaminhamentos das políticas públicas no contexto da educação básica referentes ao Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Segundo a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, as SRM podem ser do Tipo I e do Tipo II. Foram criadas em todo território nacional a partir de 2006, oportunizando ao público-alvo – educandos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação – acesso ao ensino regular com o intuito de possibilitar igualdade com seus pares. Diante dos novos encaminhamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, indaga-se: o acesso, a permanência e a apropriação dos conteúdos na educação básica estão ocorrendo a esse público-alvo? A pesquisa demonstra, por meio do Censo Escolar/MEC/Inep e do Departamento de Educação Especial e Inclusão (DEEIN) do estado do Paraná, que o acesso a esses educandos está ocorrendo devido às leis, porém a permanência e a apropriação dos conteúdos continuam a ser um desafio, em um contexto educacional em que as políticas públicas primam para o conviver juntos e o acolhimento social. É a escola do ‛dualismo perverso’, descrita por Libâneo, em que a aprendizagem é deixada em segundo plano.

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Published
2015-11-12
How to Cite
Muller Silva, B., Bellanda Garcia, D. I., & Nonato Ribeiro Mori, N. (2015). Atendimento educacional especializado no contexto da educação básica em salas de recursos multifuncionais. Imagens Da Educação , 5(3), 60-69. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.24019
Section
Public Policies