Analogias em Física presentes nos periódicos nacionais na área de ensino
Abstract
O presente trabalho objetiva identificar, na produção científica brasileira, a forma como as analogias vêm sendo utilizadas nas investigações em Ensino de Física, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão desse uso. Para tanto, procedeu-se à identificação do estado da arte nas pesquisas nessa área, mediante análise de periódicos nacionais Qualis A1, A2 e B1 no período de 2004 a 2013. No total, foram analisados 17 artigos, selecionados após a triagem na base de dados. Tais artigos foram analisados e classificados de modo a se identificar o foco de interesse da investigação, bem como a situação didática a que esta se refere. Como resultado, verificou-se que, apesar da escassez de trabalhos sobre essa temática no período em foco, revelada pela pequena produção brasileira, os pesquisadores vêm mostrando um crescente interesse pelo assunto nos últimos anos.
Downloads
Metrics
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).