Analogias em Física presentes nos periódicos nacionais na área de ensino

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo - RS
  • Michele Ferreira Cardoso PPGECM Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Curso de Física Universidade de Passo Fundo

Resumen

O presente trabalho objetiva identificar, na produção científica brasileira, a forma como as analogias vêm sendo utilizadas nas investigações em Ensino de Física, visando fornecer subsídios para uma melhor compreensão desse uso. Para tanto, procedeu-se à identificação do estado da arte nas pesquisas nessa área, mediante análise de periódicos nacionais Qualis A1, A2 e B1 no período de 2004 a 2013. No total, foram analisados 17 artigos, selecionados após a triagem na base de dados. Tais artigos foram analisados e classificados de modo a se identificar o foco de interesse da investigação, bem como a situação didática a que esta se refere. Como resultado, verificou-se que, apesar da escassez de trabalhos sobre essa temática no período em foco, revelada pela pequena produção brasileira, os pesquisadores vêm mostrando um crescente interesse pelo assunto nos últimos anos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - RS

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Curso de Física

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica

Michele Ferreira Cardoso, PPGECM Universidade de Passo Fundo

Graduada em Física, Especialista em Ensino de Física e Mestrando do Porgrama de Pós-graduaçaõ em Ensino de Ciências e Matemática.

Professora da educação básica. 

Luiz Marcelo Darroz, Curso de Física Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática, Especialista em Física, Mestre em Ensino de Física e Doutorando em Educação em Ciências. 

Coordenador do Curso de Física - L

Publicado
2015-11-12
Cómo citar
Rosa, C. T. W. da, Cardoso, M. F., & Darroz, L. M. (2015). Analogias em Física presentes nos periódicos nacionais na área de ensino. Imagens Da Educação , 5(3), 10-18. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.26186
Sección
Ensino e Aprendizagem