A ciência política em sala de aula: recursos didáticos e metodológicos

  • Naiara Dal Molin Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo Pinheiro Cigales Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

A questão das metodologias de ensino na área de Ciência Política há tempos é abordada pela legislação que regula o ensino de licenciatura em Ciências Sociais no Brasil. Este artigo busca discutir alternativas metodológicas para o ensino de conteúdos da área de Ciência Política que abordam conceitos-chave como democracia, participação, representação política e cidadania. A partir do conceito de transposição didática, sugere-se a análise de letras músicas relacionadas às questões políticas e sociais no contexto de redemocratização política no Brasil após a ditadura civil-militar de 1964. Esse recurso didático e metodológico possibilita que o professor sensibilize o aluno e viabilize o aprendizado que pode ser entendido como o processo de transformação de um saber a ensinar em um objeto de ensino. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Naiara Dal Molin, Universidade Federal de Pelotas

Mestre e Doutora em Ciência Política - UFRGS

Professora do Curso de Ciências Sociais - UFPel

Coordenadora do PIBID das Ciências Sociais - UFPel

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação - UFPel

Doutorando em Sociologia Política - UFSC

Publicado
2015-11-12
Cómo citar
Molin, N. D., & Cigales, M. P. (2015). A ciência política em sala de aula: recursos didáticos e metodológicos. Imagens Da Educação , 5(3), 19-29. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i3.26492
Sección
Ensino e Aprendizagem