A ciência política em sala de aula: recursos didáticos e metodológicos
Resumen
A questão das metodologias de ensino na área de Ciência Política há tempos é abordada pela legislação que regula o ensino de licenciatura em Ciências Sociais no Brasil. Este artigo busca discutir alternativas metodológicas para o ensino de conteúdos da área de Ciência Política que abordam conceitos-chave como democracia, participação, representação política e cidadania. A partir do conceito de transposição didática, sugere-se a análise de letras músicas relacionadas às questões políticas e sociais no contexto de redemocratização política no Brasil após a ditadura civil-militar de 1964. Esse recurso didático e metodológico possibilita que o professor sensibilize o aluno e viabilize o aprendizado que pode ser entendido como o processo de transformação de um saber a ensinar em um objeto de ensino.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).