Teoria Crítica da sociedade, investigação social empírica e educação inclusiva

  • José Leon Crochík Instituto de Psicologia da USP
  • Marian Ávila de Lima e Dias Universidade Federal de São Paulo
  • Karen Danielle Magri Ferreira Razera Instituto de Psicologia da USP

Abstract

O objetivo deste texto é pensar os limites e avanços de propostas de educação inclusiva por meio da Teoria Crítica da Sociedade e da investigação empírica. Por meio da teoria, são ressaltadas as contradições relacionadas à educação inclusiva: a escola fortalece mecanismos sociais que reproduzem a dominação social, e, de forma contraditória, forma para autonomia, possibilitando a identificação com os considerados mais frágeis. Já, a investigação social empírica permite identificar os obstáculos à implantação dessa forma de educação escolar e os seus alcances. Dados de uma pesquisa empírica realizada em São Paulo em quatro escolas com diversos instrumentos são apresentados para pensar a relação entre o grau de inclusão escolar e manifestação de preconceitos; esses últimos foram verificados por meio de entrevistas, observações e sociogramas; o grau de inclusão escolar, mediante a utilização de dois questionários: um deles, inspirado pelo Index desenvolvido por Booth e Ainscow (2002), para avaliar os fatores objetivos e outro, baseado em diversos autores, para investigar elementos de inclusão relacionados à orientação escolar. Segundo os resultados obtidos, não é possível a inclusão plena, o que não diminui a importância da luta pela educação inclusiva, mas expressa uma contradição social que precisa ser percebida para ser superada econômica e politicamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Leon Crochík, Instituto de Psicologia da USP
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e livre-docência em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Atualmente, é Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, no qual atua na graduação e na pós-graduação no Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na relação entre Personalidade e Sociedade.
Marian Ávila de Lima e Dias, Universidade Federal de São Paulo
Departamento de Educação
Karen Danielle Magri Ferreira Razera, Instituto de Psicologia da USP
doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano
Published
2015-06-18
How to Cite
Crochík, J. L., Dias, M. Ávila de L. e, & Ferreira Razera, K. D. M. (2015). Teoria Crítica da sociedade, investigação social empírica e educação inclusiva. Imagens Da Educação , 5(2), 01 - 09. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v5i2.26762
Section
Teaching and Learning