O PIBID no contexto das políticas de formação inicial: um novo olhar para o processo de iniciação à docência
Abstract
Tomando como ponto de partida a configuração dos cursos de licenciatura no Brasil, principalmente no que se refere ao modo de condução de licenciandos à aprendizagem do ofício docente, este artigo apresenta uma alternativa possível para se repensar o modelo atual de iniciação à docência que, conforme apontam pesquisas da área, tem se mostrado pouco eficaz. Trata-se, pois, da iniciativa PIBID e seu potencial formativo voltado ao desenvolvimento de atividades práticas que proporcionem ao aluno bolsista uma relação estreita e profícua com a realidade escolar. Ainda que o PIBID não atinja a parcela total de estudantes, a presente pesquisa, caracterizada como estudo de material bibliográfico, revela a força que o programa detém para influenciar positivamente a inserção à docência pelos estágios curriculares supervisionados, pelo fato de convocar e mobilizar as duas instituições responsáveis pelo preparo de futuros professores: a universidade e a escola básica. Como parte dos resultados, evidencia-se a necessidade de investimento em iniciativas que se direcionem ao fortalecimento da parcela prática de formação e em políticas complementares que atinjam diferentes dimensões do trabalho docente.
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