O PIBID no contexto das políticas de formação inicial: um novo olhar para o processo de iniciação à docência

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Bruno Moreti Testi Universidade Estadual Paulista

Abstract

Tomando como ponto de partida a configuração dos cursos de licenciatura no Brasil, principalmente no que se refere ao modo de condução de licenciandos à aprendizagem do ofício docente, este artigo apresenta uma alternativa possível para se repensar o modelo atual de iniciação à docência que, conforme apontam pesquisas da área, tem se mostrado pouco eficaz. Trata-se, pois, da iniciativa PIBID e seu potencial formativo voltado ao desenvolvimento de atividades práticas que proporcionem ao aluno bolsista uma relação estreita e profícua com a realidade escolar. Ainda que o PIBID não atinja a parcela total de estudantes, a presente pesquisa, caracterizada como estudo de material bibliográfico, revela a força que o programa detém para influenciar positivamente a inserção à docência pelos estágios curriculares supervisionados, pelo fato de convocar e mobilizar as duas instituições responsáveis pelo preparo de futuros professores: a universidade e a escola básica. Como parte dos resultados, evidencia-se a necessidade de investimento em iniciativas que se direcionem ao fortalecimento da parcela prática de formação e em políticas complementares que atinjam diferentes dimensões do trabalho docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como formadora de professores IES-UNESP no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Araraquara (SP). E-mail: nathytamaio@fclar.unesp.br
Bruno Moreti Testi, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como docente em uma escola de aperfeiçoamento multidisciplinar. Fernandópolis (SP). E-mail: brunotesti@gmail.com
Published
2016-04-06
How to Cite
Souza, N. C. A. T. de, & Testi, B. M. (2016). O PIBID no contexto das políticas de formação inicial: um novo olhar para o processo de iniciação à docência. Imagens Da Educação , 6(1), 50 - 58. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.26779
Section
Public Policies