O PIBID no contexto das políticas de formação inicial: um novo olhar para o processo de iniciação à docência

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Bruno Moreti Testi Universidade Estadual Paulista

Resumen

Tomando como ponto de partida a configuração dos cursos de licenciatura no Brasil, principalmente no que se refere ao modo de condução de licenciandos à aprendizagem do ofício docente, este artigo apresenta uma alternativa possível para se repensar o modelo atual de iniciação à docência que, conforme apontam pesquisas da área, tem se mostrado pouco eficaz. Trata-se, pois, da iniciativa PIBID e seu potencial formativo voltado ao desenvolvimento de atividades práticas que proporcionem ao aluno bolsista uma relação estreita e profícua com a realidade escolar. Ainda que o PIBID não atinja a parcela total de estudantes, a presente pesquisa, caracterizada como estudo de material bibliográfico, revela a força que o programa detém para influenciar positivamente a inserção à docência pelos estágios curriculares supervisionados, pelo fato de convocar e mobilizar as duas instituições responsáveis pelo preparo de futuros professores: a universidade e a escola básica. Como parte dos resultados, evidencia-se a necessidade de investimento em iniciativas que se direcionem ao fortalecimento da parcela prática de formação e em políticas complementares que atinjam diferentes dimensões do trabalho docente.

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Biografía del autor/a

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como formadora de professores IES-UNESP no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Araraquara (SP). E-mail: nathytamaio@fclar.unesp.br
Bruno Moreti Testi, Universidade Estadual Paulista
Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como docente em uma escola de aperfeiçoamento multidisciplinar. Fernandópolis (SP). E-mail: brunotesti@gmail.com
Publicado
2016-04-06
Cómo citar
Souza, N. C. A. T. de, & Testi, B. M. (2016). O PIBID no contexto das políticas de formação inicial: um novo olhar para o processo de iniciação à docência. Imagens Da Educação , 6(1), 50 - 58. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.26779
Sección
Políticas Públicas