A dimensão estética na formação do pedagogo

  • Luciane Neuvald UNICENTRO/Guarapuava

Resumen

As Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia aprovadas em 2006 ressaltam a
estética como uma das dimensões formativas e expressam a necessidade da
compreensão desse conceito e de sua relevância. A partir desse pressuposto, esta
pesquisa objetiva discutir a dimensão estética na formação do pedagogo. Para tanto,
discorre sobre os conceitos de arte, experiência estética e formação estética na
perspectiva adorniana; analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, os
Projetos Políticos Pedagógicos, as grades curriculares e ementas das disciplinas de
nove cursos de Pedagogia de universidades públicas brasileiras; explicita como a
dimensão estética se configura, como ela é tratada nos referidos documentos das
universidades pesquisadas e estabelece relações entre os dados obtidos. A pesquisa
enfatiza a experiência estética como possibilidade de salvaguardar a experiência
formativa.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luciane Neuvald, UNICENTRO/Guarapuava
Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.
Publicado
2016-04-06
Cómo citar
Neuvald, L. (2016). A dimensão estética na formação do pedagogo. Imagens Da Educação , 6(1), 76 - 87. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i1.28160
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação