Mapeamento dos estilos de aprendizagem de residentes de um programa multiprofissional da saúde
Abstract
O objetivo do estudo foi analisar os estilos de aprendizagem de multiprofissionais de um Programa de Residência da Saúde. O Programa constitui-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, que visa à formação de profissionais da área da saúde para a assistência, gestão e ensino. A metodologia empregada fundamentou-se na abordagem quantitativa do tipo exploratória. Foi aplicado o Índice dos Estilos de Aprendizagem de Felder e Soloman (1991), do qual participaram 97 multiprofissionais residentes dos seguintes núcleos profissionais: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, psicologia, farmácia, educação física, odontologia, terapia ocupacional e nutrição. A identificação dos estilos predominantes entre os multiprofissionais residentes, apresentados em ordem decrescente foram: estilo sensorial (76,19%); estilo sequencial (67,0%); estilo verbal (57,7%) e estilo ativo (56,7%). Percebeu-se que os estilos de aprendizagem repercutiram no processo da aprendizagem dos multiprofissionais como um dispositivo para o aprimoramento de uma nova forma de realizar as tarefas na atividade prática. Este processo pareceu estar relacionado ao método de ensino proposto pelo Projeto Político-Pedagógico nos diferentes contextos em que é aplicado, fundamentado numa lógica de integração multidisciplinar e interdisciplinar, proporcionando um olhar crítico e um fazer diferenciado no campo da saúde.
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