O USO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PELO SURDO: COMPETÊNCIA NA INTERPRETAÇÃO DE UMA NOTÍCIA
Abstract
A vida e a educação de pessoas surdas são afetadas pela condição bilíngue exibida por alguns e perseguida por muitos e também pelas possibilidades de comunicação digital, porque o mundo muda e a sociedade muda junto. A condição bilíngue, conforme estabelecido pela Lei 10.436/2002 (2002), a Lei da Libras, significa o conhecimento, pelo surdo, da Libras e da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. Considerando ainda que a Língua Portuguesa escrita é bastante presente na comunicação digital, foi realizada uma investigação acerca do uso social da escrita pelo surdo, com o objetivo de identificar a competência de adultos surdos, alfabetizados, com escolaridade mínima referente ao ensino médio, na interpretação de uma notícia de jornal de mídia eletrônica, que tratava de um acidente que envolvia dois automóveis e pudemos constatar a dificuldade dos surdos em compreender a notícia em todos os seus detalhes e de ser fiel ao que está lendo.
.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).