Material manipulável para o ensino de estimativa de proporção populacional à luz de futuros professores de matemática

Abstract

Este artigo tem o objetivo de analisar as contribuições de material manipulável para o ensino de Estimativa de Proporção Populacional à luz dos futuros professores de Matemática. Para essa análise, organizou-se os dados coletados em 04 aulas, ministradas a 10 acadêmicos matriculados no 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática, referente ao conteúdo de Estimativa de Proporção Populacional. Os dados foram coletados em atividades no formato de texto de opinião dos acadêmicos participantes. Para a análise fez-se se uso de Análise Textual Discursiva. Como resultado constatou-se que ter conhecido os recursos didáticos apresentados, na opinião dos acadêmicos, favorece a formação profissional do professor e que a utilização dos materiais contribui para o ensino de Estimativa de Proporção Populacional, pois torna-se um estimulador da aprendizagem, sendo visto como item inovador na sala de aula, além de favorecer articulação entre teórica e prática facilitando o processo de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Subirá Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Bolsista da Capes - Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
Guataçara Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.
Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Graduado Ciências e Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004), especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (2015). Atualmente é docente do curso de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio. Editor da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tenologia (RBECT) da UTFPR-PG e da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) da UENP-CP.
Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.
Published
2018-09-01
How to Cite
Pereira, C. S., Santos Junior, G., Pereira, R. dos S. G., & Luccas, S. (2018). Material manipulável para o ensino de estimativa de proporção populacional à luz de futuros professores de matemática. Imagens Da Educação , 8(2), e37320. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.37320
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores