Educação e pessoas privadas de liberdade: uma análise documental

  • Marta Cossetin Costa Secretária da Segurança Pública e Administração Penitenciária do estado do Paraná. Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu. http://orcid.org/0000-0002-1771-8428
  • Ireni Marilene Zago Figueiredo UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR.

Abstract

Este texto objetiva demonstrar as recomendações para a oferta do serviço de Educação para as Unidades Penais no Brasil, por meio do estudo dos documentos internacionais, nacionais e paranaenses. Assim sendo, a sistematização sobre a proposição da Política Educacional às Pessoas Privadas de Liberdade tem como referência alguns dos principais documentos internacionais, nacionais e paranaenses, respectivamente: a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); as Regras Mínimas para o Tratamento de Reclusos (1955); a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1998); e o Marco de Ação de Dakar (2001); a Lei de Execução Penal Nº 7.210 de 1984; a Constituição Federal de 1988; as Regras Mínimas para o Tratamento de Preso no Brasil(1994);a Lei Nº 9.394/1996; a Resolução Nº 3/2009; e a Resolução Nº 2/2010; a Constituição do Estado do Paraná (1989); o Plano Diretor do Sistema Penal do Estado do Paraná (2011-2014)e o Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (2012). O resultado da análise indica a tendência das Políticas de Educação às Pessoas Privadas de Liberdade brasileiras em expressar as recomendações dos Organismos Internacionais quanto ao direito de acesso à Educação, enquanto possibilidade de ressocialização, concebendo-a, todavia, como focalizada para a satisfação das necessidades básicas.

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Author Biographies

Marta Cossetin Costa, Secretária da Segurança Pública e Administração Penitenciária do estado do Paraná. Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu.
Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Enfermeira da Secretária da Segurança Pública e Administração Penitenciária do estado do Paraná.
Ireni Marilene Zago Figueiredo, UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Professora do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES
Published
2019-05-23
How to Cite
Costa, M. C., & Figueiredo, I. M. Z. (2019). Educação e pessoas privadas de liberdade: uma análise documental. Imagens Da Educação , 9(1), 9-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i1.44236
Section
Políticas Públicas e Gestão Educacional