Educação Física e medida socioeducativa de internação: dilemas do cotidiano
Resumo
A educação física não escolar está instituída como dimensão pedagógica inerente à execução das medidas socioeducativas de internação, aos jovens autores de atos infracionais, no estado de São Paulo. Como desdobramento de pesquisa em nível de mestrado, este estudo é norteado pela questão: como tem se constituído a educação física institucional na medida socioeducativa de internação no estado de São Paulo? À luz da abordagem qualitativa, utilizou-se como procedimentos metodológicos, de observações participantes nas aulas de educação física de um Centro de Atendimento Socioeducativo, localizado no município de Campinas/SP, e de rodas de conversa com doze jovens em privação de liberdade. O registro dos dados foi realizado em diários de campo e, posteriormente, procedeu-se a análise em diálogo com documentos e a literatura da área. Este processo revelou tensões produzidas nesse território que são apresentadas neste artigo como focos de análise: a rejeição aos corpos diferentes, o canto de liberdade e o dono do controle: o dispositivo da segurança em contexto. Os pressupostos pedagógicos que embasam as aulas de educação física não escolar no CASA e a prática docente se constituem em tramas impondo desafios à educação.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).