Análise de documentos curriculares para o curso de Letras da Universidade Federal do Pará: o professor de português em contexto multicultural

Abstract

O objetivo deste artigo é debater sobre a formação do professor de Português (FPP) do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Castanhal, localizado numa região onde duas comunidades linguístico-culturais têm destaque: a indígena e a quilombola. Para isso, assumimos como opção metodológica uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), do ementário e de dois planos de curso, procurando evidenciar preocupações voltadas para a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) e contribuir para as discussões sobre o respeito a essa diversidade. Como resultado destacamos que, embora existam alguns direcionamentos no PPC e no ementário, não encontramos, de forma sistematizada nos planos de curso, ações que promovam o conhecimento sobre a DLC da região e sobre o respeito às línguas e culturas que fazem parte da Língua Portuguesa (LP). Essa lacuna nos leva a concluir que há dificuldade em colocar em prática o que propõem as leis sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro e indígena. Além disso, não encontramos indicações nos documentos analisados sobre a LP no mundo e suas variantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Inéia Damasceno Abreu, Universidade de Aveiro (Portugal) Universidade Federal do Pará (Brasil)
Professora da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Letras. Atualmente cursa Doutoramento em Educação na Universidade de Aveiro (Portugal), no Departamento de Educação e Psicologia, onde desenvolve pesquisa no ramo da Didática e Desenvolvimento Curricular, com o tema Formação de Professores de Português para a Diversidade Linguística e Cultural, orientado pela Profª Drª Maria Helena Ançã e coorientado pela Profª Drª Zilda Laura Ramalho Paiva.
Maria Helena Ançã, Universidade de Aveiro
Licenciada em Linguística/Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, e com um Diplôme d'Etudes Approfondies, em Linguistique et Didactique des Langues Vivantes pela Université Grenoble III (França), doutorou-se em 1991, na área de Ciência da Educação (disciplina Didática do Português) e apresentou as provas de Agregação em Educação em 2009. Tem sido responsável por várias UCs nos cursos de Mestrado e Doutoramento nas áreas de Didática e de Ensino. Orientou ainda várias Dissertações e Relatórios de Mestrado e Teses de Doutoramento. Apresenta regularmente os seus trabalhos,  quer em  Congresso/Encontros Científicos, quer através de publicação (livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e internacionais).   Participou em vários projetos de investigação, tendo coordenado o projeto Aproximações à Língua Portuguesa: atitudes e discursos de não nativos residentes em Portugal", financiado pela FCT (POCI/CED/56110/2004 É diretora do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira (Alemão/Espanhol/ Francês) nos Ensino Básico e Secundário. 
Zilda Laura Ramalho Paiva, Universidade Federal do Pará
Zilda Laura Ramalho Paiva possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1997) e Doutorado em Didática das Línguas (ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa) pela Universidade de Aveiro/Portugal. Trabalha como docente da Universidade Federal do Pará desde 1999. Tem experiência nas áreas de Letras e Pedagogia, com ênfase no ensino e aprendizagem do Português e na formação do professor, atuando, principalmente, nos seguintes temas: consciência linguística, variação linguística, análise linguística e gêneros discursivos.
Published
2018-12-19
How to Cite
Abreu, I. D., Ançã, M. H., & Paiva, Z. L. R. (2018). Análise de documentos curriculares para o curso de Letras da Universidade Federal do Pará: o professor de português em contexto multicultural. Imagens Da Educação , 8(3), e44429. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.44429
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores