Training and learning of initiating mentors in a school-inducting program

Abstract

This study has as its scenario an intervention research on a Hybrid Mentoring Program (PHM), funded by FAPESP-São Paulo, Brazil. We analyze narratives, written and oral - training memorial, reflective diary and interview - produced by experienced teachers at different times, in order to understand their learning throughout their formation as mentors and at the beginning of the accompaniment of beginning teachers. To build a knowledge base to teach beginning teachers about teaching content, teaching practices and other school-related knowledge, data analysis revealed the construction of different types of learning. It was learned to: look at the career path; become aware of their professional role; look at the practice of mentoring itself; know the reality of other levels of education and develop greater emotional understanding of the teacher of another level of education; value the role of reflection in teacher professional development; value the teaching performance; evaluate their own pedagogical practices; review classroom practices and transpose practices adopted in PHM for their performance in the classroom, among others. This analysis allowed the organization of this knowledge around two axes: learning regarding the conception of mentoring and learning for the exercise of mentoring.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos
Pedagoga, Mestre e Doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas:  formação de professores, aprendizagem da docência, professor iniciante, processos de mentoria, identidade docente. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Estudos sobre a docência: teorias e práticas (CNPq). Membro da equipe de coordenação da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes - Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP.  
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos
Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto), mestrado em Educação Especial (UFSCar) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP). É professora titular do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Foi Secretária de Educação a Distância da UFSCar (2009-2016). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: programas de apoio a professores em início de carreira, mentoria,desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento. Atualmente é editora da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) vinculada ao PPGE-Educação da UFSCar. Coordena a pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 
Bruna Cury de Barros, Universidade Federal de São Carlos
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa: Formação de Professores e outros Agentes Educacionais. Graduada em Pedagogia pela USP. Dedicando-se a área de Formação de Professores com ênfase em estudos sobre Identidade Docente. Realiza estudos referentes ao desenvolvimento profissional docente; formação inicial e continuada; formação de formadores. Participante da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP e coordenada por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSCar.
Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos
Graduação em Letras e em Pedagogia. Mestrado e Doutorado em Educação. É professora do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento; narrativas na formação de professores É membro da equipe da pesquisa-intervenção: Desenvolvimento profissional docente de professores experientes e iniciantes: Programa Híbrido de Mentoria (PHM), financiada pela FAPESP. 
Published
2019-09-16
How to Cite
de Souza, A. P. G., Reali, A. M. de M. R., Barros, B. C. de, & Anunciato, R. M. M. (2019). Training and learning of initiating mentors in a school-inducting program. Imagens Da Educação , 9(2), 141-156. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.46711
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores