“TRANSVER” O ENSINO
REFLEXÕES SOBRE INDISCIPLINA E TRANSDISCIPLINARIDADE
Resumo
Este ensaio, reconhecendo que a indisciplina tende a ser uma das principais queixas no ambiente escolar, questiona o próprio conceito de disciplina e perspectivas que defendem o ensino disciplinar. Nosso ponto de partida é o pensamento de Morin sobre complexidade a fim de promovermos uma ruptura com o conceito linear de disciplina, tão imaculado no ensino tradicional e representante de uma prática escolar conectada ao viés normatizador, que se rege por normas, regras, modos de ser e estar no mundo, promovendo práticas excludentes sob um olhar enviesado que vê o diverso como inadequado. Através de pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como bell hooks, Michel Foucault, Paulo Freire e Edgar Morin, refletimos sobre o disciplinamento ínsito na lógica normatizadora das práticas opressoras e de dominação do outro. A partir disso, apresentamos como forma de superação dessa lógica nas escolas a educação como prática da liberdade, alicerçada na concepção de transdisciplinaridade.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).