“TRANSVER” O ENSINO

REFLEXÕES SOBRE INDISCIPLINA E TRANSDISCIPLINARIDADE

Résumé

Este ensaio, reconhecendo que a indisciplina tende a ser uma das principais queixas no ambiente escolar, questiona o próprio conceito de disciplina e perspectivas que defendem o ensino disciplinar. Nosso ponto de partida é o pensamento de Morin sobre complexidade a fim de promovermos uma ruptura com o conceito linear de disciplina, tão imaculado no ensino tradicional e representante de uma prática escolar conectada ao viés normatizador, que se rege por normas, regras, modos de ser e estar no mundo, promovendo práticas excludentes sob um olhar enviesado que vê o diverso como inadequado. Através de pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como bell hooks, Michel Foucault, Paulo Freire e Edgar Morin, refletimos sobre o disciplinamento ínsito na lógica normatizadora das práticas opressoras e de dominação do outro. A partir disso, apresentamos como forma de superação dessa lógica nas escolas a educação como prática da liberdade, alicerçada na concepção de transdisciplinaridade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Sâmela Estéfany Francisco Faria, Pedagoga e Mestranda em Ensino (UFF/INFES)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal Fluminense (INFES), Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jacqueline de Souza Gomes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal Fluminense (INFES), Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Publiée
2020-08-12
Comment citer
Faria, S. E. F., & Gomes, J. de S. (2020). “TRANSVER” O ENSINO. Imagens Da Educação , 10(2), 23-32. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.50924
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores