THEMATIC PROJECTS IN PUBLIC SCHOOL AND EPISTEMIC DEFAULTS

INTERDISCIPLINARITY AS DIALOGUE CONSTRUCTIONAT SCHOOL

Keywords: Interdisciplinarity; Public Schools; Political Pedagogical Project; Default Construction.

Abstract

This article has its stems on remarks of a researcher and teacher from public school in the state of Rio de Janeiro, and focuses on the epistemic default that underlies thematic projects in public schools even when they address the curricular guidelines of Brazilian Law on Education, which aims at throwing lights on interdisciplinarity. It comprises a theoretical-epistemological analysis based on the proposals (outlines) of the Curriculum and the Political Pedagogical Project of the Colégio Estadual Johenir Henriques Viégas School, and includes the theoretical framework by Santos (1987, 2007, 2008), Foucault (1999), Lopes (2011), Morin (2000, 2010), Larrosa (2003, 2013), and Maturana (2005), through which the authors seek to propose different approaches to interdisciplinarity.

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Author Biographies

Paulo Afonso do Prado, Universidade Federal Fluminense

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEn, Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Fluminense - UFF/Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO (2015) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2006). É professor da rede estadual do Rio de Janeiro desde 2009, e da rede privada desde 2012. Leciona Sociologia e Filosofia para turmas do Ensino Médio. Atua como orientador educacional desde 2018. Desenvolveu projetos extra-curriculares nas escolas onde atuou na área da cultura, da política e da educação especial. Pesquisa temas relacionados à transexualidade, inclusão escolar, formação docente e atendimento educacional especializado.

Aline Rosa Valente Vieira, Universidade Federal Fluminense - UFF / Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro ha 25 anos. Trabalhou com Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II por 10 anos. Pós-graduada em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense (2019). Mestranda em Ensino pela Universidade Federal Fluminense, 2019.

Maristela Barenco Correa de Mello, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa conhecimentos interdisciplinares em Educação, Subjetividade e Epistemologias, com ênfase em educação popular, religiosidade popular, movimentos sociais e socioambientais, saberes ancestrais e tradicionais. Pesquisa temas contemporâneos em Filosofia da Educação. Trabalhou 20 anos com o movimento de direitos humanos e educação popular. É cooperadora da Hilfswerk der Katholischen Jungschar (Austria), uma organização e agência financiadora que trabalha com crianças e jovens católicos e apoia projetos sociais no Brasil, entre outros países. É pesquisadora no Instituto dos Fatores de Auto-Organização, onde estuda a aplicação do BioFAO na agricultura, pesquisando o conceito de Biocampo em Saúde e Meio Ambiente.

Yuri Marx Silva Milagres, Universidade Federal Fluminense - UFF / Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na
área de Sociologia.Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua. É aluno do Programa de Pós-graduação em Ensino, Mestrado em Ensino – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – Universidade Federal Fluminense Campus de Santo Antônio de Pádua.

Published
2020-08-12
How to Cite
Prado, P. A. do, Vieira, A. R. V., Mello, M. B. C. de, & Milagres, Y. M. S. (2020). THEMATIC PROJECTS IN PUBLIC SCHOOL AND EPISTEMIC DEFAULTS. Imagens Da Educação , 10(2), 48-64. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51226
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores