OS PROJETOS TEMÁTICOS NA ESCOLA PÚBLICA E A PRODUÇÃO DE AUSÊNCIAS EPISTÊMICAS
INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS NA ESCOLA
Résumé
O presente artigo busca problematizar – a partir das inquietações de um professor da referida rede pública do Estado do Rio de Janeiro (integrante do grupo de autores deste estudo -, a lógica produtora de ausências epistêmicas, que subjaz aos projetos temáticos das escolas da rede pública de educação, mesmo quando estes buscam seguir as diretrizes da legislação educacional brasileira que aspira uma perspectiva interdisciplinar. O artigo empreende uma análise teórico-epistemológica a partir das propostas (estruturas) do Currículo e o (do) Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Johenir Henriques Viégas em diálogo com os estudos de Santos (1987, 2007, 2008), Foucault (1999), Lopes (2011) Morin (2000, 2010), Larrosa (2003, 20013) e Maturana (2005), que constituem o referencial teórico utilizado na reflexão, com o qual os autores buscam propor outros sentidos para a Interdisciplinaridade.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).