GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Abstract
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica que atende jovens e adultos a partir dos 14 anos de idade. Considerando que a EJA possui um público composto pela heterogeneidade das faixas etárias, aspectos culturais, entre outros fatores, há de se apontar novas e constantes contribuições, que diminuam lacunas na prática pedagógica existente, em sua sistematização e organização de conteúdos, dos componentes curriculares e, no nosso caso em especial, da Educação Física. A partir disso, esta pesquisa baseia-se em uma proposta de sequência de conteúdos da ginástica rítmica, com os fundamentos estabelecidos na BNCC/2017. O problema de estudo foi: Quais as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo ginástica rítmica na Educação de Jovens e adultos? Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta a ginástica rítmica como um conteúdo possível a ser ensinado, no formato remoto, nas aulas de Educação Física. Para isso, fez-se necessário um estudo de cunho qualitativo caracterizado como estágio com pesquisa. Com base nas discussões, reflexões e abstrações, é possível concluir que a ação de ensinar do professor depende de empenho para pesquisar, organizar, planejar, desenvolver e avaliar.
Downloads
References
ANDRADE, Walquiria Batista de; AGUIAR, Andreo Fernando. Ginástica Rítmica para a promoção da saúde do idoso. Curitiba: CRV, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasilia, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
PALMA, Ângela P. T. Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. (Org.). Educação física e organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. 3. ed. Londrina: EDUEL, 2021.
SILVA, Edna Lúcia. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 3. ed. rev. atual.– Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Copyright (c) 2025 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).