GINÁSTICA RÍTMICA: POSSIBILIDADES DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica que atende jovens e adultos a partir dos 14 anos de idade. Considerando que a EJA possui um público composto pela heterogeneidade das faixas etárias, aspectos culturais, entre outros fatores, há de se apontar novas e constantes contribuições, que diminuam lacunas na prática pedagógica existente, em sua sistematização e organização de conteúdos, dos componentes curriculares e, no nosso caso em especial, da Educação Física. A partir disso, esta pesquisa baseia-se em uma proposta de sequência de conteúdos da ginástica rítmica, com os fundamentos estabelecidos na BNCC/2017. O problema de estudo foi: Quais as possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo ginástica rítmica na Educação de Jovens e adultos? Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta a ginástica rítmica como um conteúdo possível a ser ensinado, no formato remoto, nas aulas de Educação Física. Para isso, fez-se necessário um estudo de cunho qualitativo caracterizado como estágio com pesquisa. Com base nas discussões, reflexões e abstrações, é possível concluir que a ação de ensinar do professor depende de empenho para pesquisar, organizar, planejar, desenvolver e avaliar.
Descargas
Citas
ANDRADE, Walquiria Batista de; AGUIAR, Andreo Fernando. Ginástica Rítmica para a promoção da saúde do idoso. Curitiba: CRV, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasilia, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Maria Isabel de; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
PALMA, Ângela P. T. Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli; PALMA, José Augusto Victoria. (Org.). Educação física e organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. 3. ed. Londrina: EDUEL, 2021.
SILVA, Edna Lúcia. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação Edna Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 3. ed. rev. atual.– Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
TÉO, Carlos Eduardo. Estágio curricular supervisionado como campo de pesquisa na formação inicial do professor de educação física da UEL Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Derechos de autor 2025 Imagens da Educação

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).