<b>Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017

  • Radamés Rogério Universidade Federal do Ceará
  • Mário Benevides Universidade Federal do Ceará

Resumen

O presente artigo procura discutir o conceito de educação na compreensão de dois autores da sociologia clássica alemã – Karl Marx e Max Weber – e suas conexões com o debate sobre educação no Brasil do século XX, através das influências destes no pensamento de Florestan Fernandes e Simon Schwartzman. Entendendo que o debate atual em torno da educação se registra com algum descaso por conceituações e projetos definidos, este trabalho busca retomar conceituações clássicas no intuito de provocar o debate geral acerca do programa educacional brasileiro ainda enquanto ideia intelectual e socialmente produzida.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Radamés Rogério, Universidade Federal do Ceará
Bacharel em ciências sociais pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em sociolgia pela Universidade Federal do Ceará, doutorando em sociologia pela mesma universidade. Bolsista do CNPq. Docente da Faculdade Metropolitana de Fortaleza nas disciplinas de Ética e Filosofia, Sociologia das organizações.
Mário Benevides, Universidade Federal do Ceará
Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestre em sociolgia pela mesma universidade, doutorando em sociologia pela mesma universidade. Bolsista do CNPq. Docente da mesma universidade com professor-substituto.
Publicado
2011-10-04
Cómo citar
Rogério, R., & Benevides, M. (2011). <b>Qual o sentido da educação? Leituras clássicas na construção do pensamento sociológico: Karl Marx, Max Weber, Florestan Fernandes e Simon Schwartzman</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i3.13017. Imagens Da Educação , 1(3), 11-20. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i3.13017
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação