<b>A formação de professores para os anos iniciais da escolarização no curso de Pedagogia e a semiformação: contribuições de Theodor W. Adorno</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13303

  • Ana Carolina Colacioppo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Formação de professores, Diretrizes Curriculares Nacionais, Semiformação

Resumo

Este artigo trata de facetas da atual configuração da instância incumbida de formar o docente para os anos iniciais da escolarização com base em contribuições de Theodor W. Adorno para a área da educação. Visa compreender como a teoria da semiformação pode auxiliar o entendimento a respeito da formação docente no contexto do capitalismo tardio. Aborda questões da sociedade administrada pela lógica do mercado, em que a formação tem se preocupado com a produção da identidade à adaptação e à integração e evidencia aspectos sobre a formação do docente dos anos iniciais da escolarização, que é balizada por legislação que a configura como debilmente atrelada ao compromisso político com a instituição para a escolarização da infância.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Colacioppo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
É licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição, e doutoranda em Educação pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Atualmente trabalha com formação de professores no ensino superior em curso de Pedagogia. Tem experiência na área da Educação, no âmbito docente, atuando principalmente nos seguintes temas: escola privada, rendimento escolar, frações de classe média, juízo docente nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente no ensino superior para o trabalho com os anos iniciais da escolarização.
Como Citar
Colacioppo, A. C. (1). <b>A formação de professores para os anos iniciais da escolarização no curso de Pedagogia e a semiformação: contribuições de Theodor W. Adorno</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i2.13303. Imagens Da Educação , 1(2), 47-58. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i2.13303
Seção
Ensino e Aprendizagem