<b>Reflexão sobre os conceitos de adaptação e emancipação humana presentes no relatório Delors</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17360

  • Pâmela Vicentini Faeti Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre os conceitos de adaptação e emancipação humana em contraposição à formação escolar proposta pelo relatório Jacques Delors. A discussão fundamentou-se na perspectiva Teoria Crítica, em especial a obra de Marcuse e Maar. A análise das expressões adaptação e emancipação humana presentes no Relatório Jacques Delors foi realizada a partir das categorias trabalho e educação. Ao desenvolver a pesquisa identificando a frequência das palavras adaptação e emancipação no Relatório Delors, encontramos quatorze citações da primeira e apenas uma da segunda, referindo-se especificamente à “emancipação feminina”. Os dados sugerem a predominância do caráter adaptativo do processo educacional proposto pelos signatários do relatório, incluindo nosso país, o Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Pâmela Vicentini Faeti, Universidade Estadual de Maringá
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE/UEM. Bolsista do CNPq. Graduada em Pedagogia. Participante do Grupo de Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura – GEPAC/CNPq/UEM.
Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPE/UEM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura – GEPAC/CNPq/UEM.

Publicado
2012-06-11
Cómo citar
Faeti, P. V., & Calsa, G. C. (2012). <b>Reflexão sobre os conceitos de adaptação e emancipação humana presentes no relatório Delors</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17360. Imagens Da Educação , 2(2), 15-24. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i2.17360
Sección
Estudos Históricos e filosóficos da Educação