<b>Reflexão sobre os conceitos de adaptação e emancipação humana presentes no relatório Delors</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i2.17360
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre os conceitos de adaptação e emancipação humana em contraposição à formação escolar proposta pelo relatório Jacques Delors. A discussão fundamentou-se na perspectiva Teoria Crítica, em especial a obra de Marcuse e Maar. A análise das expressões adaptação e emancipação humana presentes no Relatório Jacques Delors foi realizada a partir das categorias trabalho e educação. Ao desenvolver a pesquisa identificando a frequência das palavras adaptação e emancipação no Relatório Delors, encontramos quatorze citações da primeira e apenas uma da segunda, referindo-se especificamente à “emancipação feminina”. Os dados sugerem a predominância do caráter adaptativo do processo educacional proposto pelos signatários do relatório, incluindo nosso país, o Brasil.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).