Anotações sobre a verdade: interlocuções com a educação escolarizada
Resumen
Este artigo baseia-se em uma revisão bibliográfica a partir de problemas que são tensionados pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq). Traz, inicialmente, algumas proposições para pensar a instituição escolar como uma maquinaria que faz circular um conjunto de forças engendradas a fim de constituírem saberes e práticas escolarizadas, por sua vez, colocando em funcionamento uma determinada forma de vida marcada pela razão. Para muito além de apenas repassar conteúdos previamente determinados, a escola é entendida como um espaço de aprendizagens obrigatória, pública e gratuita. Sobretudo, é legitimada a dizer a verdade sobre os sujeitos, idealizando a pedagogia e a didática. Algumas questões parecem-nos relevantes, tais como: como conduzir a conduta do outro? Como governá-lo na sala de aula, no pátio, no corredor, em todos os espaços disponíveis? Quais os possíveis efeitos das práticas de condução na constituição da subjetividade do outro? Interessa-nos suspender as verdades sobre os processos de governamento presentes na escola, provocando pequenas fissuras no modo de olhar. Além disso, parece-nos pertinente pensar no espaço que a escola ocupa, visto que, por mais que se anuncie a sua crise, está encaixada no discurso capitalista neoliberal, reforçando a ideia de flexibilidade. Mais ainda, não abre mão dos processos de docilidade e investe na lógica competitiva.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).