Do jogo teatral ao teatro como criação

  • Cristiane Schneider Centro Universitário Univates
  • Angélica Vier Munhoz Professora do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA
  • Cristiano Bedin da Costa Professor do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA;

Resumen

O artigo apresenta um estudo sobre o teatro na escola, com foco no processo colaborativo de criação, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral. A fim de se aproximar do processo colaborativo de criação, buscou-se o diário de campo, as imagens e filmagens para registrar e analisar as observações realizadas nos encontros com um grupo de jovens que participa de oficinas de teatro numa escola de ensino privado de Lajeado, RS. Ao finalizar o estudo, avalia-se que o teatro na escola assume a função de formador e provocador de experiências que envolvem a reflexão acerca das múltiplas tramas históricas, políticas e sociais que constituíram e constituem o teatro, a criação de diferentes práticas teatrais, bem como a possibilidade de afirmação das potencialidades artísticas dos envolvidos no fazer teatral. O texto é um recorte da dissertação Corpos encena: o teatro como processo colaborativo de criação, apresentada ao Programa de Mestrado em Ensino, no Centro Universitário Univates, em 2015.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Cristiane Schneider, Centro Universitário Univates
Aluna concluinte do Mestrado em Ensino da UNIVATES
Angélica Vier Munhoz, Professora do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA
Professora do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA; Doutora em Educação pela UFRGS
Cristiano Bedin da Costa, Professor do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA;
Professor do Centro Universitário UNIVATES/RS/ BRA; Doutor em Educação pela UFRGS
Publicado
2016-08-02
Cómo citar
Schneider, C., Vier Munhoz, A., & Bedin da Costa, C. (2016). Do jogo teatral ao teatro como criação. Imagens Da Educação , 6(2), 67-74. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i2.30173
Sección
Ensino e Aprendizagem