Biblioteca escolar e formação do leitor: integração possível?
Resumen
Esta investigação analisa a atuação de bibliotecas escolares na promoção do acervo de obras do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com o objetivo de acompanhar os processos que ocorrem a partir do recebimento de obras do referido acervo PNBE, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam nas bibliotecas da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias do Sul, RS. Seguindo princípios de base qualitativa, o estudo pauta-se em conhecimentos prático-teóricos da área de Biblioteconomia, Letras e Educação e tem como base o cenário brasileiro e o português. O artigo aponta para o desconhecimento do profissional da biblioteca sobre a utilização do acervo e de guias do PNBE e que a biblioteca escolar tende a ser um setor passivo, apoiando e não promovendo ações.
Descargas
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).