THE USE OF INTERVIEWS IN RESEARCH ON BELIEFS IN THE TEACHING-LEARNING OF LANGUAGES DURING INITIAL TEACHER EDUCATION
Resumo
Investigamos a utilização da entrevista como instrumento para produzir dados em estudos sobre crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras durante a formação docente inicial de alunos-professores em cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em língua estrangeira. Tencionamos assistir ao processo de uso de entrevistas relacionadas a esse tema. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica e relatamos nossa própria experiência em preparar e aplicar a ferramenta. Utilizamos como referencial teórico autores como Manzini (2003), Gerhardt et al. (2009), Edwards e Holland (2013), entre outros. Cinco perguntas norteiam nossa investigação: 1) Quais as vantagens de usar entrevista em pesquisas sobre crenças? 2) Quais as desvantagens de usar entrevista em pesquisas sobre crenças? 3) Que tipo(s) de entrevistas melhor se adequa(m) às pesquisas sobre crenças? 4) Como as entrevistas devem ser planejadas para pesquisas sobre crenças? 5) Como podemos conduzir entrevistas em pesquisas sobre crenças? Resultados apontam que as entrevistas podem ser utilizadas com sucesso em investigações sobre o assunto mediante planejamento e utilização adequados do instrumento. É uma tarefa complexa que demanda esforço e atenção dos pesquisadores.
Downloads
Metrics
Referências
Author, 2018. [Reference hidden to ensure text anonymity]
Barcelos, A. M. F. (2001). Metodologia de pesquisa das crenças sobre a aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 1 (1), 71-92.
Boni, V. & Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2(1), 68-80.
Dicicco-Bloom, B. & Crabtree, B. F. (2006). The qualitative research interview. Medical Education, 40(4), 314–321.
Edwards, E. & Holland, J. (2013). What is qualitative interview. London: Bloomsbury.
Gerhardt, T. E. et al. (2009). Unidade 4 – Estrutura do projeto de pesquisa. In Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (orgs.). Métodos de pesquisa (p. 65-88). Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gill, P. et al. (2008). Methods of data collection in qualitative research: interviews and focus groups. British Dental Journal, 204(6), 291-295.
Haguette, T. M. F. (1997). Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª edição. Petrópolis: Vozes.
Manzini, E. J. (2003). Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In Marquezine, M. C., Almeida, M. A. & Omote, S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial (p. 11-25). Londrina: eduel.
Manzini, E. J. (1990/1991). A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, 26(27), 149-158.
Moriarty, J. (2011). Qualitative methods overview. London: NIHR School for Social Care Research.
Pavan, C. A. G. (2012). Por inteiro e por extenso: o processo real de formação inicial de professores de línguas (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília.
Stewart, C. J. & Cash Junior, W. B. (2015). Técnicas de entrevista: estruturação e dinâmica para entrevistados e entrevistadores. 14ª ed. Porto Alegre: McGraw-Hill.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Copyright (c) 2024 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).