THE USE OF INTERVIEWS IN RESEARCH ON BELIEFS IN THE TEACHING-LEARNING OF LANGUAGES DURING INITIAL TEACHER EDUCATION

Palavras-chave: Entrevista; Crenças; Ensino-aprendizagem de idiomas; Formação inicial de professores.

Resumo

Investigamos a utilização da entrevista como instrumento para produzir dados em estudos sobre crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras durante a formação docente inicial de alunos-professores em cursos de Licenciatura em Letras com habilitação em língua estrangeira. Tencionamos assistir ao processo de uso de entrevistas relacionadas a esse tema. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica e relatamos nossa própria experiência em preparar e aplicar a ferramenta. Utilizamos como referencial teórico autores como Manzini (2003), Gerhardt et al. (2009), Edwards e Holland (2013), entre outros. Cinco perguntas norteiam nossa investigação: 1) Quais as vantagens de usar entrevista em pesquisas sobre crenças? 2) Quais as desvantagens de usar entrevista em pesquisas sobre crenças? 3) Que tipo(s) de entrevistas melhor se adequa(m) às pesquisas sobre crenças? 4) Como as entrevistas devem ser planejadas para pesquisas sobre crenças? 5) Como podemos conduzir entrevistas em pesquisas sobre crenças? Resultados apontam que as entrevistas podem ser utilizadas com sucesso em investigações sobre o assunto mediante planejamento e utilização adequados do instrumento. É uma tarefa complexa que demanda esforço e atenção dos pesquisadores.

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Biografia do Autor

Luciana Kinoshita, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Ph.D. in Education from the University of São Paulo (USP). Professor of the Bachelor’s of Education in English Language at the Marabá Campus of the Federal University of South and Southeast Pará (Unifesspa).

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Author, 2018. [Reference hidden to ensure text anonymity]

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Kinoshita, L. (2024). THE USE OF INTERVIEWS IN RESEARCH ON BELIEFS IN THE TEACHING-LEARNING OF LANGUAGES DURING INITIAL TEACHER EDUCATION. Imagens Da Educação , 14(2), 1-21. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.66641
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores