<b>A educação da infância no Brasil</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.13712
Résumé
O objetivo do artigo é discutir como se deu historicamente no Brasil o processo de atendimento escolar às crianças pequenas (Educação Infantil). Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico que aborda, em primeiro plano, como o conceito de infância foi se constituindo ao longo da história. Traz para a discussão contribuições do pensamento de Rousseau, Pestalozzi (1782), Froebel (1782) e Decroly (1871) para discutir as relações entre a concepção de infância e a criação das instituições escolares. Os estudos de Sarmento (2001); Heywood (2004); Kuhlmann (2007); Kramer (1995); Postmann (1999) traçam o panorama histórico e político de como foi surgindo escolas voltadas ao atendimento da infância, no Brasil. O estudo evidenciou que a partir da Constituição de 1988, houve um movimento social e político na direção de democratizar o direito do acesso à escola a todas as crianças de zero a seis anos. O primeiro passo ocorreu com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, que tornou obrigatória a matrícula de todas as crianças de seis anos no primeiro ano. Essa política absorveu na escola obrigatória todas as crianças da faixa etária que deveriam estar frequentando as classes do último ano da pré-escola. A Emenda Constitucional 053/2006 definiu a Educação Infantil como etapa voltada para o atendimento das crianças de zero até 5 anos e a Emenda Constitucional 059/2009 tornou obrigatório o acesso à escola para todas as crianças à partir dos 4 anos de idade.Téléchargements
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Publiée
2012-02-06
Comment citer
Saveli, E. de L., & Samways, A. M. (2012). <b>A educação da infância no Brasil</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.13712. Imagens Da Educação , 2(1), 51-59. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i1.13712
Numéro
Rubrique
Ensino e Aprendizagem
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).